sábado, 25 de julho de 2009

...

Esse descurso abaixo, foi apresentado por uma menina canadense de 13 anos, em uma conferencia da ONU, aqui no Brasil, em 1992.  Palavras de uma criança, que estava tentando cuidar da próxima geração, que no caso, somos nós.

Olá, sou Severri Suzuki, represento o ECO, a organização das crianças em defesa do meio ambiente. Somos um grupo de crianças canadenses, de 12 a 13 anos, tentando fazer a nossa parte, contribuir.
(...) Ao vir aqui hoje, não preciso disfarçar meu objetivo, estou lutando pelo meu futuro. (...) Estou aqui para falar em nome das gerações que estão por vir. Estou aqui para defender as crianças com fome, cujos apelos não são ouvidos. Estou aqui para falar em nome dos incontáveis animais morrendo em todo o planeta porque já não têm mais para onde ir. Não podemos mais permanecer ignorados.
Hejo tenho medo de tomar sol por causa dos buracos na camada de ozônio. Tenho medo de respirar esse ar porque não sei que substâncias químicas o estão contaminando.
(...) Vocês se preocupavam com essas coisas quando tinham a minha idade?
Todas essas coisas acontecem bem diante de nossos olhos, e mesmo assim, continuamos agindo como se tivessemos todo o tempo do mundo e todas as soluções. Sou apenas uma criança e não tenho todas as soluções, mas quero que saibam que vocês também não tem. Vocês não sabem como reparar os buracos da camada de ozônio. Vocês não podem ressucitar os animais extintos. Vocês não podem recuperar as florestas que um dia existiam onde hoje é deserto. Se vocês não podem recuperar nada disso, então, por favor, parem de destruir.
(...) No Canadá temos uma vida privilegiada, com fartura de alimentos, água e moradia. Temos relógios, bicicletas, computadores e aparelhos de TV. Há dois dias, aqui no Brasil, ficamos chocados quando estivemos com crianças que moram nas ruas. Ouçam o que uma delas nos contou: "eu gostaria de ser rica, e se fosse, daria a todas as crianças de rua alimentos, roupas, remédios, moradia, amor e carinho". Se uma criança de rua, que não tem nada, ainda deseja compartilhar, por que nós que temos tudo somos ainda tão mesquinhos? Não posso deixar de pensar que essas crianças têm a minha idade e que o lugar onde nascemos faz uma grande diferença. Eu poderia ser uma daquelas crianças que vivem nas favelas do Rio. Eu poderia ser uma criança faminta da Somalia. Uma vítima da guerra no Oriente Médio ou uma mendiga da Índia.
Sou apenas uma criança mas ainda assim, sei que se todo o dinheiro gasto nas guerras fosse utilizade para acabar com a pobreza, para achar soluções para os problemas ambientais. Que lugar maravilhoso a Terra seria.
Na escola, desde o jardim de infância, vocês nos ensinaram a sermos bem comportados, nos ensinaram a: não brigar com os outros, resolver as coisas bem, respeitar os outros, arrumar nossas bagunças, não maltratar outras criaturas, dividir e não ser mesquinho. Então.. por que vocês fazem justamente o que nos ensinaram a não fazer?
(...)  Meu pai sempre diz "Você é aquilo que faz e não o aquilo que você diz". Bem, o que vocês fazem, nos fazem chorar a noite. (..) Eu desafio vocês. Por favor, façam suas ações refletirem as suas palavras. Obrigada.

9 comentários:

  1. Já li muita coisa que me fizeram chorar, algumas delas nem eram importantes, chorei por personagens morrerem e essas personagens nem existem de verdade, chorei por ouvir palavras bonitas, coisas de amor.
    Mais o que acabei de ler me fez chorar de verdade. É que todos os dias vejo pessoas dando shows de egoísmo, achando que possuem GRANDES problemas, lamentando de suas vidas infelizes. Essas pessoas não sabem, eu não sei, o que é problema de verdade,elas não sabem o que é não ter o que comer, não ter água. Não ir a escola, não ter uma roupa decente.

    Não sei se você já viu o filme " Amor sem fronteiras" trata desse descaso, trata do empenho de poucos em fazer algo de bom, empenho que sempre é segregado, visto como idiotice, perca de tempo.

    ResponderExcluir
  2. Ah e o pior é ver que foi uma garota de treze anos que escreveu (e que nesse tempo todo pouco foi feito) , uma garota que pensa como gente grande. Enquanto sentados nas cadeiras importantes pelo mundo todo temos gente grande que pensam que nem criança.

    :[

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, até hoje nada foi feito para mudar essa situação. Faço das palavras da Gêsa as minhas palavras "uma garota que pensa como gente grande. Enquanto sentados nas cadeiras importantes pelo mundo todo, temos gente grande que pensa que nem criança." Muitas vezes reclamamos sobre as coisas que temos, desperdiçamos os alimentos, roupas; e se formos parar para analisar, quantas crianças, jovens, gostariam de ter "aquela roupa fora de moda" que nós não queremos mais; quantas gostariam de ter um pedaço daquela "eu não gosto dessa comida", entre tantas outras coisas. Em que mundo vivemos? Ontem, eu ouvi um padre falando "Foi este o mundo que Deus quis para nós?", e aquilo me chamou muito a atenção. Não. Não foi este o mundo que Deus quis para nós. Muitos não tem nada, enquanto poucos tem tudo. Creio que o Reino de Deus está na partilha. O que é que custa compartilhar um pouco do que você tem com aqueles que não tem nada? É uma situação triste, lamentável a que o mundo passa. Mas não podemos ficar de braços cruzados "ah, eu não vou resolver nada!" Se todos nós tivessemos um pouco de vontade de mudar isso, mudaríamos. Se cada um fizer sua parte, dividir um pouquinho que seja aquilo que tem, o mundo será outro. Afinal, ninguém gostaria de passar por essa situação de miséria. Será que essas crianças, pessoas, gostam? Não, não gostam. Mas infelizmente elas não tem escolha. Nós temos. Podemos mudar isso. É só querer, ter força de vontade e de solidariedade para isso. Porém, na hora H nós voltamos atrás, desistimos. :(

    ResponderExcluir
  4. Que lindo isso meu, eu chorei *-* sério chorei mesmo...

    "façam suas ações refletirem as suas palavras.."

    Lindo Swa, lindo mesmo alt+3

    ResponderExcluir
  5. Eu vi esse vídeo e me emocionei.
    Quando terminou eu estava chorando.

    Mto boom.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. ééé, o que eu estou passando não é bem medo.
    mas é confusoes por cima de confusoes.
    e o medo é de escolher a opcão errada, pior mesmo é quando tem sentimento em jogo HSUUSH.
    estou cansado, e com preguiça. EU JURO, que volto para ler o seu texto :D
    adorei o template
    beeijos ;*

    ResponderExcluir
  7. nossa, muito lindo. seu blog é perfeito swazi *-*

    ResponderExcluir
  8. Oi, que blog legal!^^
    Nossa que lista grande de livro ein?! Mas eu também tenho uma lista enorme de livros para ler. Já li A menina que roubava livros e eu gostei espero que você também esteja gostando!
    Pssando de curiosa!
    Gostaria muito que você visitasse o meu blog!^^
    Bjos e até mais!

    ResponderExcluir
  9. Menina, perfeito! *-*
    Um tapa na cara bem dado, e por uma garotinha.
    Já havia visto esse video no youtube!
    É de arrepiar!
    Acho que o nome do video é "A garota que calou o mundo por 6 minutos" [alguma coisa desse tipo]
    Bem, encontrei o teu blog e já estou aqui te seguindo!
    Já está nas minhas leituras diárias também!
    Parabéns flor!!!

    *-*

    Beijinhos!

    *♥*

    ResponderExcluir

Reflita.